Como um dente infecciona?

Grupo Implantar O melhor ortodontista bh
O processo de infecção dentária pode parecer complexo, mas muitas vezes começa com problemas aparentemente menores que podem levar a consequências graves. Cavidades – A cárie dentária não tratada é uma das principais causas de infecção dentária. Quando uma cárie se forma e não é tratada a tempo, ela pode gradualmente se espalhar pelo esmalte protetor do dente e atingir a polpa, o tecido mole dentro do dente que contém vasos sanguíneos, sangue e nervos.

Assim que a bactéria entra na polpa dentária, a infecção pode criar raízes. Bactérias – As bactérias também são atores importantes no processo de infecção dentária. Eles se desenvolvem na placa dentária , uma camada fina e pegajosa que se forma constantemente nos dentes e é o resultado de uma combinação de restos de alimentos e bactérias.

Quando a placa bacteriana não é removida por meio de escovação regular e higiene bucal adequada, as bactérias crescem demais e podem causar inflamação nas gengivas, também conhecida como gengivite . Tratamento de canal ou extração dentária: qual escolher?

Quando um dente infecciona, a escolha entre o tratamento de canal e a extração dentária pode ser difícil. Cada uma destas opções tem as suas vantagens e desvantagens, devendo a decisão ser tomada tendo em conta vários fatores, como a gravidade da infecção, a preservação da dentição e as implicações a longo prazo para a saúde oral.