Recursos mecânicos

resistência à compressão – a maior tensão que uma amostra do material de construção pode suportar durante o esmagamento. resistência à tração – a maior tensão que uma amostra de material de construção pode suportar quando esticada. resistência à tração na flexão – tensão determinada pela relação entre o momento fletor (M) e o módulo da seção (W). resistência ao cisalhamento – determina a razão entre a força de cisalhamento da amostra e sua seção transversal.

dureza – a resistência do material de construção à deformação causada pela pressão concentrada. abrasão – é a suscetibilidade à abrasão. fragilidade – consiste na destruição do material de construção sob a ação de forças externas sem que ocorra deformação plástica. Características químicas resistência à corrosão – resistência ao processo de destruição do material de construção e suas propriedades originais.
Comprar pisos atérmico portobello
A maior resistência ao ambiente agressivo é mostrada por: produtos cerâmicos sinterizados, plásticos, materiais betuminosos. resistência ao envelhecimento – resistência à perda das propriedades originais do material de construção. O envelhecimento está associado ao aparecimento de alterações estruturais espontâneas no material de construção.

Quanto mais lentas forem essas mudanças, mais resistente é o material de construção. resistência ao fogo durante o incêndio – é afetado por características do material de construção como: inflamabilidade, inflamabilidade, isolamento contra incêndio, estanqueidade, propagação do fogo na superfície, toxicidade.

AC Coelho Materiais para Construção

CLS 312 Bl A s/n lj 20, Brasília – DF, 70365-510

(61) 3345-1052